LIGUE E TIRE SUAS DÚVIDAS: 11 94233.2385
DE SEGUNDA À SEXTA: 08H ÀS 18H

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Ela desempenha funções importantes, incluindo dar sustentação à pele e às articulações. Além a perda natural devido a idade, outros fatores também influenciam a diminuição da produção natural de colágeno, como mudanças hormonais, stress, má alimentação e abuso do álcool e cigarro.

No entanto, a partir dos 25 anos de idade a produção natural de colágeno pelo corpo diminui 1% a cada ano, facilitando a degeneração destes tecidos, deixando a pele mais flácida, com linhas de expressão e rugas.

Este artigo fornece uma visão completa sobre a importante dessa proteína.

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno. Os quatro tipos principais são os tipos I, II, III e IV (1).

Descubra quais são os principais tipos de colágeno e seu papel em seu corpo:

Tipo I: Este tipo representa 90% do colágeno do seu corpo e é feito de fibras densamente embaladas. Ele fornece estrutura para a pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes.

Tipo II: Este tipo é feito de fibras mais frouxamente empacotadas e é encontrado na cartilagem elástica, que servem de “almofadas” articulações.

Tipo III: Este tipo suporta a estrutura dos músculos, órgãos e artérias.

Tipo IV: colágeno que forma redes e é encontrado em camadas de sua pele.

À medida que envelhecemos, seu corpo produz menos colágeno.

Um dos sinais visíveis disso está em sua pele, que se torna menos firme e flexível. A cartilagem também enfraquece com a idade.