Os perigos dos sucos de caixinhas

11951893_699875880145502_6555086241052353175_n

Os sucos de caixinha que pais e crianças tanto adoram podem não ser a opção mais saudável para a família. Contando com diversos ingredientes além da polpa da fruta, a bebida é considerada uma bomba calórica para quem deseja implementar uma alimentação mais regrada e saudável.

O excesso de açúcar encontrado nesses sucos é um perigo, e não é só para os dentes, principalmente para a saúde. O consumo exagerado de açúcar na infância pode favorecer o ganho de peso excessivo. Também existem fortes evidências de que muito açúcar na dieta aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, gota, fígado gorduroso e alguns tipos de câncer. Outra preocupação é o aumento da hiperatividade com redução na capacidade de concentração e irritabilidade. O alto consumo de doces, balas e refrigerantes pode aumentar a concentração de insulina e adrenalina no sangue, que em excesso provocam ansiedade, excitação e dificuldade de concentração nas crianças.

Com mais ou menos 300 calorias, três copos de suco equivalem a uma porção média de batata-frita daquelas compradas em lojas de fast-food. Para quem acreditava que beber um suquinho durante as refeições era a saída para melhorar a saúde, a informação pode ser assustadora.

A Organização Mundial de Saúde lançará em breve uma recomendação de ingestão de açúcares para crianças a fim de evitar o ganho de gordura corporal e as cáries dentárias. Tudo indica que a recomendação será de não ultrapassar 10% da energia total de açúcar. Isso significa que uma criança de 2 anos de idade com 13 kg deve consumir 1300 calorias por dia sendo 16g de açúcares. Caso ela ingira 200ml de achocolatado, que contem 29g de açúcares, irá ultrapassar a recomendação, mas já existem bebidas lácteas e suplementos que substituem esses achocolatados!

Dentro deste valor encontram-se não apenas a sacarose, mas também açúcares naturalmente presentes em frutas, mel e sucos, como a frutose e a glicose. Também inclui aqueles açúcares adicionados aos produtos industrializados e preparações caseiras.

Para esquecer o vício em suco de caixinha e achocolatados o melhor é beber as delíciais naturais, fazer sucos com frutas frescas para os filhos e toda a família. Se você quer ver seus filhos saudáveis, repense na alimentação que você tem dado e consulte um médico especialista.

Gostou do Post? Que tal aliar sua alimentação saudável com a HLPA e com os produtos Top Diet? Agende uma avaliação gratuita com os melhores profissionais do mercado e saiba mais, basta ligar para (11) 3532-1146/ ou pelo whats (11) 94233-2385

Dr. Alexander Gomes de Azevedo

Médico Nutrólogo

Sem comentários ainda.

Escreva um comentário!

Comentário