Alimentos que embelezam a pele e fortalecem os cabelos

12189979_953372584735321_2490336932752544699_n

Já está mais do que provado que a alimentação interfere diretamente na beleza da pele. E com o cabelo a história não é diferente.

O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e até interferir no crescimento do cabelo.

A proteína de boa qualidade (carne, frango, peixe, ovos…) devem estar em quantidade suficiente na alimentação, pois o aminoácido apresenta a função estrutural, de manutenção e reparo dos tecidos. Nem todos os aminoácidos estão presentes na fibra capilar, porém para que os cabelos fiquem mais bonitos, fortes e saudáveis os aminoácidos são fundamentais.

Separei alguns alimentos e os seus benefícios para uso na sua dieta, mas é importante lembrar que a suplementação alimentar em muitos casos é necessária, ainda mais para aquelas pessoas que não tem tempo de se alimentar, comem correndo e tem baixa ingestão de nutrientes.

1. Cenoura

Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio.

2. Aveia

O grão contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. A aveia traz ainda vitaminas do complexo B e zinco. “Enquanto as primeiras otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, o segundo ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo.

3. Soja

A soja é uma ótima fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo. Se não há quantidade suficiente de proteína, o organismo não consegue produzir novos fios para substituir aqueles que caíram. Há ainda uma alteração do pigmento e da textura das mechas, que perdem a intensidade da cor e ficam opacas, secas, finas e fracas. “Outra vantagem de consumir o grão é que ele oferece biotina, importante nutriente para o desenvolvimento do folículo piloso, o que, na prática, previne que o cabelo fique quebradiço.

4. Morango

A fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Resultado: os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.

5. Castanha-do-pará

A fruta oleaginosa merece espaço na sua dieta por oferecer zinco: a carência dele deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho. Ingerir a dose necessária do mineral proporciona melhor crescimento e desenvolvimento capilar, ajuda reduzir a oleosidade excessiva e previne a descamação no couro cabeludo.
Para saber sobre outros alimentos e suplementos que fazem bem à saúde dos seus cabelos e pele, consulte seu médico.

Gostou do Post? Que tal aliar sua alimentação saudável com a HLPA e com os produtos Top Diet? Agende uma avaliação gratuita com os melhores profissionais do mercado e saiba mais, basta ligar para (11) 3532-1146/ ou pelo whats (11) 94233-2385

Dr. Alexander Gomes de Azevedo
Médico Nutrólogo

Sem comentários ainda.

Escreva um comentário!

Comentário