Açúcar, o vilão!

O excesso de consumo de açúcar está preocupando cientistas e médicos do mundo todo. Mais de 60% dos brasileiros consomem quantidade de açúcar superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde (10% da ingestão total de calorias diárias) e, pelo menos, 82% da população ultrapassa o consumo ideal de gordura saturada (7% da ingestão total de calorias diárias). A análise de consumo alimentar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que no caso das adolescentes a ingestão excessiva de açúcar é mais comum. Entre os idosos, quase 80% deles ingerem mais gordura saturada do que o limite tolerável.

O jornal britânico Daily Mail, afirmou em matéria que o açúcar é um veneno e deveria ter sua venda controlada assim como o cigarro e o álcool. A radical afirmação é a conclusão de cientistas americanos, que atribuem o consumo excessivo de açúcar em alimentos e bebidas ao crescimento de doenças como obesidade, câncer, problemas no coração e no fígado.

A Associação Americana de Cardiologia recomenda que as mulheres consumam, no máximo, 100 calorias de açúcar (os quais são adicionados a alimentos, como biscoitos, iogurtes, balas e refrigerantes) por dia, ou 25 gramas. Isso é o equivalente a seis colheres de chá. Para os homens, o consumo diário não deve ultrapassar as 150 calorias, ou 37,5 gramas, o que corresponde a nove colheres de chá. Entretanto, a ingestão de alimentos com açúcar, nos EUA, é três vezes maior do que a recomendada pela Associação de Cardiologia.

O açúcar branco é rico em calorias, porém, descalcificante, desmineralizante, desvitaminizante e empobrecedor metabólico. Açúcar não é “alimento”, devido o processo de refinamento, neste processo, perde todos os nutrientes.

Já o açúcar mascavo, contém vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar, mas o seu consumo deve ser controlado também.

O excesso de açúcar na alimentação pode causar excesso de peso, cárie dentária, diabetes, entre outras doenças.

Os especialistas dizem que é preciso prestar atenção nos rótulos de todos os alimentos antes de consumi-los. Até em produtos salgados, como torradas, o açúcar é encontrado. O refrigerante é outro grande vilão devido o seu alto teor de açúcar.

 

Para ter uma alimentação saudável é importante buscar orientações de profissionais da área de nutrologia. Não é recomendado tomar remédios e fazer dietas sem orientação médica.

 

www.hlpa.com.br

 

Assessoria de Imprensa/ Gestão de conteúdo
Agência LD Comunicação e Marketing
E-mail – imprensa@agenciatv.com.br

Sem comentários ainda.

Escreva um comentário!

Comentário